Prevenção de estrias para mulheres

content image
A estria inicia-se com um processo inflamatório, por isso surgem as linhas vermelhas

As estrias são cicatrizes causadas pela ruptura das fibras elásticas e de colágeno. Estas fibras estão localizadas na camada mais profunda da pele. O organismo passa a produzir um colágeno mais espesso e a marca fica semelhante a uma cicatriz com coloração perolada: a melanina, pigmento que dá cor à pele, desaparece.
As estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de um a vários centímetros de extensão. Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas, evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena, as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa. Algumas pessoas desenvolvem estrias mesmo com pouca distensão da pele; outras não desenvolvem estrias nem mesmo na gravidez — quando a distensão da pele é muito grande. Alguns fatores que contribuem para o surgimento das estrias são: alteração de peso, problemas hormonais, genética e gravidez.
Prevenção
Manter o corpo bem hidratado sempre.
Beber em média 2 litros de água diariamente.
Fazer hidratação da pele com cremes e loções hidratantes. Esses cremes devem ser ricos em emolientes à base de colágeno, elastina, lipossomas, ureia e óleos vegetais. A melhor lubrificação melhora a resistência da pele contra a ruptura das fibras.
Praticar exercícios físicos regularmente.
Evitar a ingestão em excesso de doces e gorduras.
Alimentar-se bem, ingerindo quantidades adequadas de frutas e vegetais frescos. A vitamina C presente nesses alimentos é um importante antioxidante e ajuda na formação das proteínas da pele.