Cohab-SP promove seminário para síndicos

content image

Conteúdo preparado para síndicos inscritos aborda segurança, gestão e inclusão dos conjuntos em programas sociais para melhorar a vida de moradores

A Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) realiza seminário para 200 síndicos de conjuntos habitacionais, a partir das 9h deste sábado (7), no Anfiteatro da Prefeitura Regional de Itaquera. Os painéis abordarão assuntos como segurança, manutenção, acessibilidade e legislação. Em dezembro passado, a Companhia reuniu outros 250 síndicos no I Congresso de Capacitação, realizado em parceria com a Universidade Secovi.
A parceria entre a Cohab-SP e a Universidade Secovi, firmada em 2017, prossegue para a realização dos seminários regionalizados durante este ano. No conteúdo elaborado com a Universidade, o tema segurança será abordado pelo consultor e delegado titular do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Carlos Alberto da Cunha, que falará, entre outros assuntos, sobre como prevenir as invasões em condomínios.
Advogado do Departamento Jurídico da Cohab-SP, Ricardo Ricardes tratará de questões normativas da gestão condominial, como a regularização de taxas e renegociações de contratos com moradores. O presidente da Cohab-SP, Edson Aparecido, e os secretários municipais de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, e da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, são convidados para a abertura dos trabalhos na manhã deste sábado.
Em parceria com as duas secretarias, a Cohab-SP desenvolve projetos e implanta ações para melhorar a vida dos moradores nos conjuntos habitacionais. O Programa Cohab Acessível, feito em conjunto com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, faz o cadastramento de moradores com deficiência para promover adequações dos conjuntos visando a acessibilidade. Com a Secretaria do Trabalho, a Companhia planeja dar início a programas para a geração de emprego e renda para as pessoas nas regiões onde moram.
As ações da Cohab-SP têm o objetivo de ampliar o diálogo com os síndicos. Essa medidas incluem palestras sobre gestão e reuniões setoriais para a inclusão dos conjuntos habitacionais em programas de tarifa social de energia e abastecimento de água, tem conquistado bons resultados. Dados da Sabesp mostram que 14 mil famílias já foram beneficiadas em 452 empreendimentos da Cohab-SP pela Tarifa Social, que reduz a conta de água em 66%, permitindo aos síndicos investirem em melhorias nos condomínios.
Em 2017, a Cohab-SP realizou 10 seminários nas Prefeituras Regionais, que atenderam mais de 500 síndicos, subsíndicos e conselheiros dos conjuntos habitacionais.